9 erros de SEO que você precisa parar de cometer
24 de abril · 4 minutos de leitura · Nenhum comentário
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Obviamente, a sua intenção com o seu site é ocupar a primeira página do Google, certo? No entanto, para alcançar as tão sonhadas primeiras posições, existem alguns erros de SEO que você precisa parar de cometer. Listamos todos eles nesse post!
O marketing de conteúdo tem estado tão difundido que em pouco tempo não será mais uma vantagem competitiva e sim um requisito básico para divulgação.
Considerando a infinidade de conteúdos que temos por aí, ter um bom posicionamento não é tarefa fácil. O conteúdo relevante precisa caminhar de mãos dadas com as técnicas de SEO para conseguir se sobressair. Podemos dizer que tem um melhor posicionamento não quem mais acerta, mas sim quem menos erra.
E ainda que existam milhares de blogs e fóruns falando sobre como conseguir uma boa colocação nos motores de busca, não é incomum ver alguns erros de SEO que acabam por comprometer o posicionamento.
Por isso, vamos fazer um apanhado com os fatores que podem refletir negativamente no seu SEO e por consequência te posicionar na segunda página do Google! :O
Se você, por um acaso, caiu de paraquedas nesse artigo e, apesar de já ter ouvido falar, não sabe ao certo o que é SEO, não se preocupe. Vou passear rapidamente por sua definição.
O popular SEO significa: Search Engine Optimization. Que, trocando em miúdos, seriam técnicas para otimizar o seu site para os motores de busca — como o Google. Ou seja, são algumas estruturas que você deve seguir para que consiga indexar melhor as suas páginas na web.
O resultado disso seria o seu site na primeira página do Google — quiçá na primeira posição. Obviamente, para alcançar essa tão sonhada posição, o seu conteúdo não pode cometer erros de SEO. E aqui chegamos ao ponto principal do texto.
Esse assunto de SEO está tão na moda, que muitas pessoas começam a produzir o conteúdo focado nas técnicas e acabam esquecendo do principal: o leitor.
Essa é a grande questão, encontrar o equilíbrio entre os robôs e a experiência do usuário. Se só tiver como escolher uma opção, aposte na segunda, pois os robôs não te trarão conversões.
Se você produz um texto forçado, buscando apenas agradar ao Google — abre aspas: ele consegue identificar isso, ok? fecha aspas — o usuário não vai aguentar ler três linhas do seu artigo. Além da reprovação de quem usa, tem como consequência um aumento da taxa de rejeição.
Portanto, fique atento com essa sua gana de querer ter um posicionamento e acabar cometendo erros de SEO básicos.
Você sabia que o seu site funciona tanto com o “www”quanto sem ele? Exemplo: www.yzmp.com.br ou yzmp.com.br. Dessa forma, teremos duas URLs diferentes apresentando o mesmo conteúdo. Ou seja, conteúdo duplicado.
Sendo assim, você precisa apontar para o Google qual é a sua url “preferida”. Se você não sabe como fazer essa definição, veja o passo a passo aqui no suporte do Google para definir o seu domínio.
Tão importante quanto otimizar o seu texto é otimizar a sua imagem. Afinal, ela também faz parte da estrutura e merece real atenção.
Veja alguns passos básicos para mudar esse cenário:
Leia também: 9 melhores bancos de imagens gratuitos para o seu blog
Muito se fala sobre a importância de ter links externos de qualidade — e de fato é. No entanto, não podemos nos prender totalmente a essa ação. É preciso levar em conta também os links internos.
Esses links nos ajudam a guiar os leitores por entre conteúdos relacionados do blog. Esse procedimento volta de maneira muito positiva para o site, pois aumenta o tempo de permanência do usuário no site, fator relevante para o Google e que ajuda a indexar suas páginas.
Obviamente, temos que inserir palavras-chave em nosso texto para ajudar o Google — e o leitor — a identificarem sobre o que se trata. No entanto, não podemos conduzir a criação do conteúdo de forma que fique infestado dessas palavras.
A palavra-chave deve ser incluída de forma coerente e natural em seus textos. A sobreposição de keyword é, sem dúvidas, um dos erros de SEO que afeta a experiência do usuário e, por consequência, vai prejudicar seu posicionamento.
A meta descrição é o pequeno texto que aparece abaixo do título do blog quando fazemos uma busca no Google. Ela te ajudará a capturar a atenção do usuário e fazê-lo clicar no link.
Se por um acaso você não especificar nenhuma, o Google toma como default os 156 primeiros caracteres do seu texto.
Essa questão não afeta diretamente o SEO, já que o Google não leva em consideração na hora de te posicionar. No entanto, ela pode ser o diferencial para fazer o usuário clicar em seu site e isso sim é um grande fator. Segundo a pesquisa da Search Metrics, o CTR (taxa de cliques) é o principal fator de rankeamento.
Tanto as categorias quanto as tags tem como função principal agrupar conteúdos relacionados. De fato, essa ação é muito bem vinda e facilita a navegação do usuário.
No entanto, o uso em demasia acaba por gerar muitas páginas dentro do seu site com o mesmo conteúdo. Por isso, etiquete apenas com palavras-chaves que consigam contemplar assuntos diferentes, mas com uma mesma ligação. Evite usar muitas variações de uma mesma palavra.
As redes sociais precisam fazer parte da sua estratégia de marketing e SEO. Mas você pode estar se perguntando, como elas te ajudarão com SEO, certo?
Primeiro preciso falar que os seus links espalhados pelas suas redes sociais não servem como link building, ou seja links de outros sites apontando para o seu.
No entanto, eles são indexados pelo Google e aparecem nas buscas. Isso auxilia no aumento do seu tráfego e, por conseguinte, traz novos usuários para o seu site.
Ou seja, aqui está o pulo do gato. rs
Sim, todo esse mundo de marketing de conteúdo e suas estratégias de SEO são investimentos que trazem resultados a médio e longo prazo.
Portanto, se você começa a investir seus esforços, mas não tem paciência para esperar que os resultados apareçam, vai acabar por acreditar que é uma estratégia falha.
Por isso, é preciso ter paciência e perseverança. Ah, e, claro, sempre acompanhando os resultados, para corrigir os erros e repetir os acertos.
Resumimos nesse post frequentes erros de SEO que observamos por aí e que já não deves cometer. Como falei acima, investir em SEO não vai te trazer resultado de um dia para o outro. É preciso investir tempo e paciência para começar a colher os frutos. E a cada erro que você comete, afasta do seu site a tão sonhada posição.
Com tantas informações que temos atualmente, é viável que mesmo uma pessoa não especializada conduza a otimização. Contudo, se você não sente segurança em realizar por conta própria, acho razoável considerar a contratação de uma Agência para te auxiliar no SEO. Caso contrário, estará desperdiçando tempo e dinheiro.
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