Marketing digital

Por que investir em marketing de conteúdo?

12 de Março · 5 minutos de leitura · Nenhum comentário

Leia aqui os motivos que faltavam para te fazer investir em Marketing de Conteúdo e entenda o porquê de ser tão importante para o seu negócio.

Não é incomum ser bombardeado por informações enquanto se está navegando pelo facebook, por exemplo. A internet está tão acessível, que qualquer pessoa pode produzir um conteúdo — seja ele bom ou não.

Hoje mesmo estava passando por entre as notificações dos meus amigos, quando me deparei com uma publicação tentando me impor os benefícios de um determinado software de gestão. Eu simplesmente ignorei, porque se tratava de uma empresa que não conhecia, falando de um produto que também não conhecia e que não tinha a menor ideia do quanto me seria útil.

Tempos de depois, vi uma nova publicação, mas agora de uma outra empresa, mostrando como um software de gestão seria capaz de otimizar os gastos da minha empresa. Esse conteúdo acabou me levando a ler um outro texto e depois outro. No final pensei: como não soube disso antes?

Isso fez toda a diferença, porque essa empresa conseguiu me vender um produto que eu nem sabia que existia e, muito menos, que precisava.

Esse é exatamente o ponto que vamos conversar hoje, sobre o chamado marketing de conteúdo e se é importante ou não investir nessa estratégia.

O que é marketing de conteúdo

Antes de mais nada, vamos colocar os pingos nos is para quem está começando a mergulhar nesse mundo. De forma prática e resumida, o marketing de conteúdo é uma técnica para criar e distribuir conteúdo valioso, útil e relevante para seus atuais e potenciais clientes.

A partir de conteúdos significativos, você conseguirá transmitir confiança e credibilidade para o seu público alvo e, por conseguinte, tornar-se autoridade no seu setor.

A definição ainda não ficou clara? Tudo bem, agora entre amigos: marketing de conteúdo é uma estratégia onde nos comunicamos com nossos clientes, mas sem tentar vender nada — pelo menos não diretamente. Parte do princípio de que o cliente tem um caminho a seguir no qual vamos nutrindo e educando até o momento em que ele mesmo perceba que precisa do produto ou serviço e resolva finalizar a compra.

Difere do marketing tradicional, que no primeiro momento tem como objetivo contar ao público as vantagens em adquirir determinado produto e como fazer para conseguir comprar, ou seja promover o produto.

Por que investir em marketing de conteúdo?

Se até aqui eu não consegui te convencer do quão útil é essa estratégia não tem problema. Vou mostrar motivos práticos que vão te fazer aderir a essa estratégia para ontem e investir em marketing de conteúdo agora mesmo.

Mais barato do que você pensa

Querendo ou não, o quanto determinado investimento pesa no bolso é fator determinante para qualquer decisão. Portanto, não há motivo melhor para começar do que esse: investir em marketing de conteúdo é relativamente barato.

Você consegue iniciar toda uma estratégia tendo como base a criação do seu site, domínio, blog e, obviamente, seu conteúdo. Além de usar suas redes sociais como canal de distribuição. O seu maior investimento vai ser em tempo mesmo. Tenho certeza que isso vai sair muito mais barato do que qualquer campanha de marketing tradicional que você planeje, além de ser um verdadeiro ativo que não se perde com o passar dos anos.

Segundo estudo, o marketing de conteúdo é até 62% mais barato do que o marketing tradicional.

É sempre bom salientar que o retorno não é de um dia para outro. Antes de qualquer investimento em content marketing, é preciso ter em mente que o resultado vem a médio/longo prazo.

Esteja em uma posição acima, se comparado aos seus concorrentes

Podemos afirmar de maneira quase unânime que marketing de conteúdo está na moda. O que quero dizer? Que boa parte do mundo está investindo nessa ferramenta. Entretanto, nem todos o fazem da forma certa.

Como hoje em dia temos informações de forma abundante pela internet, todo mundo acha que pode produzir por conta própria os conteúdos — e de fato pode. No entanto, é necessário ter ciência de que esse trabalho demanda tempo e planejamento.

Eu, assim como você, tenho total conhecimento da dificuldade de manter uma produção de conteúdo relevante e constante. Com isso, é comum ter espalhado por aí casos de empresas com muitos conteúdos, mas com pouca relevância. Também acontece o contrário, o conteúdo é até significativo, mas com uma periodicidade tão baixa que os potenciais clientes esquecem do canal.

Portanto, coloque na balança se você tem realmente condições de manter esse projeto. E, se for o caso, contrate terceiros para produzir, ou aumente sua equipe de marketing.

Aumente seu tráfego e posicionamento em sites de busca

Uma vez li um artigo que dizia que, se você quiser esconder suspeitos de algum crime, é só colocá-los na segunda página do Google. De fato, faz todo sentido. Com nossas vidas cada vez mais corridas, quando estamos a procura de alguma coisa, dificilmente “perdemos” nosso tempo buscando na segunda página.

A verdade é que todo mundo quer aparecer nos primeiros resultados. E uma das formas de conseguir alcançar esse tão almejado lugar é com o marketing de conteúdo. Com publicações relevantes e de forma contínua você começa a trazer mais visualizações para sua página. Quanto mais visualização e interação, maiores são as chances de ter um bom posicionamento no ranking do Google. Ah, com o aumento desses dados, é razoável afirmar que suas vendas também cresçam.

Criar a identidade da marca

Quando falo em criar uma identidade para marca, estou indo muito além de um bom logo — que de fato é imprescindível, mas que por si só não compõe toda a identidade de uma marca.

A identidade da marca abrange também sua atuação e interação com seus clientes, além de seus valores e a forma que atua e se posiciona em determinadas ocasiões. Aqui, já que estamos falando de se tornar autoridade, é ser referência quando alguém tiver alguma dúvida ou pensar em determinado assunto. E, sinceramente, a única forma que eu vejo de alcançar esse status é com a produção de conteúdo rico e significativo.

Conquiste promoters para sua marca

Caminhando praticamente de mãos dada com o tópico acima, a partir do momento que você se torna referência, é possível criar uma legião de seguidores que vão te ajudar a disseminar os seus conteúdos e, porque não, se tornarem ferrenhos defensores da sua marca.

Toda esse interação é resultado de bons conteúdos com boas call to action. Instigue a sua participação, pergunte sobre suas dúvidas, entenda seus anseios. Faça com que os seguidores sintam-se como parte da marca. A partir disso, eles começarão a promovê-la.

Você sabia?

Mostre ao mundo o que sua empresa faz

Em especial para as empresas de nicho mais específico, o marketing de conteúdo serve como uma luva para educar o mercado. É ideal para indicar como e porque suas soluções são eficazes para determinado grupo de clientes.

Investir em marketing de conteúdo vai te auxiliar na hora de moldar sua audiência e criar a sua jornada de compra. Vai ser possível acompanhar o seu cliente em cada estágio: desde o momento em que ele passa a conhecer os serviços até a hora em que o mesmo decide comprar.

Pois bem, agora que eu já te apontei os motivos pelos quais deve começar a investir em marketing de conteúdo, você tem duas opções:

  1. Inscrever-se em nossa newsletter para receber todo conteúdo que produzirmos e seguir aprendendo cada vez mais sobre o assunto; ou
  2. Ignorar as informações e depois ficar chorando sem entender porque suas vendas não aumentam.

Grande abraço!

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Juliana Noronha

Uma carioca que já chamou de casa muitos lugares do mundo. Deixou uma carreira para trás em busca de um sonho. Entusiasta do marketing digital e apaixonada por viagens e tudo que contenha queijo e bacon.