Os 6 melhores plugins de SEO para WordPress que você precisa baixar!
15 de junho · 5 minutos de leitura · Nenhum comentário
15 de junho · 5 minutos de leitura · Nenhum comentário
SEO, às vezes, pode ser algo bem trabalhoso, não é? Por isso, listamos hoje 6 plugins de SEO que vão facilitar muito a otimização do seu site em Wordpress!
Quem acompanha o nosso blog, sabe que estamos constantemente falando sobre a importância do Marketing de Conteúdo e seu fiel escudeiro SEO. Não importa qual seja o seu projeto online: site corporativo, blog e seus posts ou seus vídeos. Se quiser conquistar bons resultados nos motores de busca, você precisa olhar para esse tema.
Obviamente, não é tão fácil aplicar todas essas técnicas, em especial quando se está começando. Com o passar do tempo, esses passos até começam a ficar mais enraizados. Mesmo assim, exige um pouco de esforço para averiguar se está tudo nos conformes e se não esqueceu nada. E, claro, constante atualização.
A fim de facilitar a nossa vida, trouxe para o post de hoje alguns plugins de SEO para WordPress que vão facilitar e muito a sua estratégia de SEO. Atenção! Eu disse facilitar e não fazer o trabalho para você. Ler muito a respeito e manter-se sempre atualizado ainda é de suma importância!
Apesar de serem mundialmente usados, a instalação dos plugins — tanto de SEO quanto qualquer outro — no WordPress exige um certo cuidado.
Vejo uma infinidade de pessoas instalando plugins como se fossem aplicativos no celular, onde apenas o próprio dono seria o prejudicado. Mesmo facilitando a implementação de inúmeras funcionalidades, plugins em demasia ao invés de ajudar, realmente atrapalham.
A primeira coisa a ser feita antes de instalar o plugin é verificar o que ele vai fazer no seu código e se o mesmo é compatível com o seu tema.
Outro ponto a observar é se o plugin não está exercendo uma função que outro plugin instalado já pode exercer. Uma quantidade exagerada de plugins instalados pode acarretar em um site mais lento e, por consequência, uma “penalização” do Google, baixando o seu posicionamento.
Além disso, instalar plugins de fontes não confiáveis ou desatualizados pode abrir brechas de segurança importantes em seu site. Por isso, fique de olho e pesquise bastante antes de instalar um 😉
Aos olhos de uma pessoa que não é da área, verificar a confiabilidade de determinados plugins pode ser uma tarefa complicada.
Nesses casos, quando não se tem um programador para auxiliar na escolha e instalação, é recomendável estar atento para dois fatores:
Por fim, falando estritamente sobre os plugins de SEO, é preciso ter em mente que ele auxilia na sua estratégia, mas não é recomendável confiar integralmente.
Um dos problemas, por exemplo, é que muitas vezes eles são inflexíveis quanto ao uso de palavras-chave. Isso pode acabar te levando a cometer um erro grave de SEO que se chama Keyword Stuffing.
Por isso, é imprescindível que você aprenda sobre SEO antes de aceitar cegamente qualquer dica que os plugins venham a te dar.
Felizmente, estamos no ano de 2017 e temos incontáveis plugins com inúmeras funções e que tem a capacidade de nos auxiliar nas mais variadas tarefas. No entanto, vou listar apenas os melhores, segundo minha experiência, para finalidades específicas que vão colaborar — direta ou indiretamente — com a otimização do seu site para motores de busca.
Se eu tivesse que escolher um único plugin dessa lista para te falar que é imprescindível, com certeza seria esse. A sua simplicidade e funcionalidade no que tange SEO On page certamente faz dele o queridinho de muitos usuários do WordPress.
Torna muito mais fácil otimizar as suas páginas. É possível:
Por fim, o plugin te dá várias recomendações acerca de SEO para que otimize o seu texto de uma melhor forma. As recomendações funcionam como uma espécie de sinal. Geralmente, quanto mais verde, melhor!
Mas, como disse acima, não fique obcecado em ter tudo verde, visto que até o plugin pode se equivocar e não devemos nunca sacrificar a experiência do usuário em prol de uma suposta melhoria na otimização para motores de busca. Afinal, vocês escreve para pessoas ou buscadores?
Por isso, escreva seu texto naturalmente e depois verifique se cumpriu os principais requisitos de SEO. 🙂
Sem dúvidas, uma das coisas que prejudicam o seu posicionamento nos motores de busca e, principalmente, a experiência do usuário é a lentidão do seu site. Por isso, é válido buscar formas de otimizar o carregamento da página.
Sempre que uma página do seu site é aberta, o navegador envia várias solicitações para o servidor. Depois disso é preciso que o servidor processe as solicitações, execute os códigos e retorne com as respostas para, aí sim, começar o carregamento do site.
O plugin de cache auxilia armazenando essas informações para trazer a resposta de forma mais rápida, eliminado alguns dos passos acima. Ou seja, não será necessário ficar executando determinados códigos toda vez que a página for acessada.
Como opção, trago o W3 que é o mais completo nesse quesito. Por ser muito completo, a sua instalação é um pouco mais complicada. Uma opção mais simples, caso prefira, é o WP Super Cache.
No entanto, é preciso atenção com esse tipo de plugin, pois o mesmo pode maquiar um possível problema de carregamento do seu site ou servidor, que deve ser sempre remediado na origem.
Sim, a imagem que você insere de qualquer jeito em seu site é uma das culpadas pelo mau desempenho da sua página. Ela corresponde até 60% da demora do carregamento. É bem provável que você esteja passando por essa situação — principalmente se tiver um site mais antigo.
Esse plugin tem como função comprimir as suas imagens para que sejam carregadas de forma mais rápida. Ou seja, diminui sua resolução e, consequentemente, seu tamanho, mas sem que sua qualidade seja visivelmente comprometida. Sua configuração é bem simples.
Uma dica importante relacionada, é evitar fazer uso de imagens em resoluções desnecessariamente grandes. Pense comigo em um caso hipotético: se meu site vai sempre exibir a imagem redimensionada com até 700 px de largura, por que eu iria prover uma imagem full hd (1920 px de largura) para meus usuários? Ou seja, use sempre o tamanho de imagem adequado ao seu site/tema 😉
Seria impossível não integrar esse plugin à nossa lista com os melhores plugins de SEO. Isso porque ele melhora a experiência do usuário e evita a perda de acessos.
Não entendeu como? Pode dizer, não há nada mais broxante do que abrir uma página que finalmente responderá suas dúvidas e se deparar com o famoso erro 404 Not Found.
Esse plugin te ajuda a identificar e eliminar links que apresentam erros no seu site e em páginas externas, te possibilitando fazer um redirecionamento para outras páginas. Além disso, também é comum usar esse plugin para embelezar e encurtar urls, convertendo um link grande e/ou externo para algo mais simples, como www.seusite.com/meulink.
Não é de hoje que sabemos que uma baixa taxa de rejeição age de forma positiva no SEO. Por isso, quanto mais tempo mantivermos o usuário em nosso site, visitando outras páginas e executando ações, melhor.
Uma coisa que pode ajudar nesse objetivo, é oferecer links para posts relacionados em todas as suas páginas. Isso permite ao usuário manter o interesse em seu site, sempre visitando outras páginas de conteúdo similar a que o levou até lá.
Temos uma infinidade de plugins que prometem adicionar isso ao final de cada post em seu blog. No entanto, o Yet Another é um dos mais completos. Além de ter um algoritmo avançado, ele é altamente customizável, permitindo prover posts relacionados de acordo com os critérios que você julgar mais importante, tais quais títulos, conteúdos, tags e categorias.
Quando é um blog pequeno, fazer a ligação entre posts relacionados dentro do artigo é uma tarefa possível e tranquila de ser realizada manualmente.
No entanto, conforme o blog vai crescendo, chega um momento que essa ação torna-se impraticável. Para isso, podemos pedir ajuda ao SEO Post Content Links.
Ele simplesmente faz a ligação entre os posts a partir de palavras definidas anteriormente. Esse plugin é uma verdadeira mão na roda.
E aí, o que achou da nossa lista? E se você tivesse que escolher 5 plugins de SEO para wordpress indispensáveis, quais seriam?
Deixe o seu compilado e sugestões nos comentários e ajude-nos a manter esse post constantemente atualizado 🙂
Inscreva seu e-mail abaixo e receba atualizações e materiais exclusivos.
Tags: blog, dicas, Erros de SEO, plugin, plugin de SEO, SEO, wordpress