Marketing digital

Por que minha empresa precisa ter um blog?

03 de maio · 5 minutos de leitura · Nenhum comentário

Por que a minha empresa precisa ter um blog? Uma das perguntas que mais recebemos no momento da proposta. Por isso, resolvemos compartilhar os principais benefícios que esse canal oferece.

Muito se fala sobre Marketing de Conteúdo e SEO ultimamente. Mas você sabia que o bom e velho blog é uma das principais ferramentas em uma estratégia de marketing? Obviamente, em conjunto com as demais.

Apesar de ser um canal poderosíssimo, ainda podemos considerar como uma vantagem competitiva, já que muitas empresas ainda não abriram os olhos para esse fator.

De maneira resumida, o blog é uma verdadeira loja online que oferece ao consumidor informação ao invés de publicidade. Será através dele que você receberá a maior parte do tráfego. Além disso, boa parte da confiança e do interesse despertado pelo cliente será consequência da distribuição do seu conteúdo.

Como se não fosse o bastante, pode ser um dos investimentos mais baixos e com o maior retorno que a sua empresa já empregou recursos.

Se você ainda não sabe o diferencial que o blog pode trazer para o seu negócio, não tem problema. Continue lendo, conversaremos sobre as 7 razões pelas quais a sua empresa precisa ter um blog.

Por que nem todas as empresas investem em blog?

Sim, acredito que essa deva ser a primeira pergunta que surgiu na sua cabeça: se é uma ferramenta com tão grande potencial assim, porque nem todas as empresas investem em blog?

Obviamente, não posso falar por todas. Mas existe um problema em comum em boa parte delas. O blog é parte de uma estratégia de conteúdo e, como bem falei nesse outro post, é um investimento a longo prazo. E um dos maiores erros de SEO e marketing de conteúdo é não saber esperar para colher os frutos.

E, apesar de ser possível aplicar essa estratégia de forma quase gratuita, demanda do criador uma dose generosa de compromisso e consistência. Por isso, é muito mais “fácil” se render a plataformas da atualidade, onde é mais prático vender o seu produto.

Razões pelas quais a sua empresa precisa ter um blog

1. Garante um ativo permanente

Tudo o que você conquista com o seu  blog, é seu. Ou seja, estando em dia com o seu domínio e hospedagem, o blog estará sempre lá — enquanto existir internet. Diferentemente do que acontece com as redes sociais, vide o falecido Orkut.

São incontáveis os casos de pessoas que construíram o seu negócio em cima da rede social e de “uma hora para outra” se viram na condição de ter que recomeçar.

Dessa forma, todos os depoimentos de clientes em formato de comentários, tudo o que você já falou sobre a sua empresa, todos os produtos que foram lançados… resumindo: tudo estará lá. Todo o histórico de evolução da sua empresa.

Por fim, o post que você escrever hoje pode ser capaz de trazer tráfego para o seu site por muito tempo, aumentando o retorno conforme cresce o blog. Funciona melhor com produção de conteúdo evergreen.

Ter um blog é ter um canal de comunicação direta com o seu leitor. É mostrar que existem pessoas reais por trás da sua empresa.

2. Auxilia no posicionamento (SEO)

Não é de hoje que sabemos o Google ama blogs . A partir do momento em que a sua empresa cria um blog e passa a escrever conteúdos de qualidade e relevante para o seu público, fica mais fácil se posicionar no motores de busca. Pois, a cada nova postagem, uma nova página do seu site é indexada.

Como consequência, à medida que a sua empresa começa a aparecer nas páginas de busca do Google, o seu site começa a receber mais tráfego.

Para otimizar os resultados, o seu blog precisa ser parte do seu site, como se fosse uma seção, com o seu domínio.

De maneira bem resumida, o posicionamento favorável acontece por alguns fatores, entre eles:

  1. O blog, de forma geral, possui uma renovação constante de conteúdo;
  2. Os comentários deixados pelos leitores favorecem as buscas, já que muitas vezes incluem palavras-chave.

3. Permite construir uma comunidade

A cada texto que você publica, os seus leitores ficam mais informados acerca do seu serviço. Você começa a moldar a sua audiência. Com isso, você cria uma comunidade que de fato se interessa pelo seu produto e eles passam a divulgar a sua marca de forma inconsciente.

Diferentemente de um site corporativo, quando falamos em blog, estreitamos a relação. Primeiro, porque a pessoa que escreve tem nome e sobrenome. Segundo, porque a partir do momento que o leitor deixa o seu comentário e a empresa responde, um laço é criado.

Por fim, fica muito mais fácil para o leitor compartilhar algum conteúdo relevante do seu blog do que apenas o link do seu site.

 4. Promove um constante estudo de mercado

Um dos principais diferenciais do blog é a facilidade de receber feedback. Isso porque você escreve um texto sobre a sua empresa e ele funcionará como uma ponte de ligação com o seu público.

Através dele, seus clientes e potenciais clientes comentarão se estão sendo atendidas as suas necessidades e expectativas, se precisa de alguma modificação etc. E, é claro, dão ideias do que pode ser feito.

Ou seja, vai funcionar como uma espécie de termômetro acerca da aceitação do seu público e vai te ajudar a solucionar os eventuais problemas.

5. Aumenta sua autoridade e credibilidade

Vamos partir do pressuposto que a sua empresa vende algum tipo de serviço. A partir do momento que você começa a divulgar com conteúdo de qualidade como se faz, por que tem que ser feito, entre outras coisas, seu público começa a perceber uma certa autoridade no assunto.

Portanto, a cada artigo que é publicado, você demonstra para o público a sua área de conhecimento, o que você domina. Esse é um processo que acaba por gerar uma maior confiança por parte da sua audiência. Convenhamos, fica muito mais fácil comprar quando você já acompanha o modo como é feito.

Podemos dizer que uma das melhores formas de se conquistar a confiança das pessoas é a partir de informação e conteúdo que acrescente valor a sua vida.

6. Evidencia seções importantes do seu site

Já falamos nesse post sobre a importância de ter um site, porque ele funciona como uma vitrine que exibe seus produtos 24h/dia. Agora, podemos brincar que o blog seja o seu vendedor, que também trabalha durante o dia todo, todos os dias.

As suas publicações, além de auxiliar no posicionamento dessas páginas nos motores de busca — como vimos acima, tem uma outra função. Elas podem levar o seu cliente, de forma natural, até essas tão importantes páginas.

Ou seja, com o auxilio das publicações do seu blog, você pode captar clientes para a página de venda, de contato, de descrição do produto, qualquer uma. Basta linkar de forma efetiva essas páginas no decorrer do texto com calls to action atraentes.

7. Auxilia na captação de leads

Nem todas as pessoas que acessam o seu site estão preparadas para fazer efetivamente a compra. Por muitas vezes, eles precisam saber mais um pouco da empresa e do serviço/produto oferecido, além de obter confiança.

Nesse momento, uma ótima estratégia que chega para somar é o email marketing. Se você entende quais são as dores do seu público, fica fácil oferecer um conteúdo de fato efetivo. Mas se contar apenas com a publicação em si, vai depender do cliente, para que ele entre novamente em seu site e posteriormente nessa postagem específica.

No entanto, se você possui uma boa estratégia de email marketing, é possível entregar o conteúdo de forma direta. E uma das melhores formas de conquistar o email dos seus clientes é através do blog.

Você pode fazer isso:

Todo o processo desde a criação do blog até o momento que de fato se conquista uma audiência é um pouco demorado. E se você não tiver em mente as reais vantagens que esse canal possa lhe oferecer, é bem capaz que não entenda o porquê de sua empresa precisar ter um blog.

No entanto, a partir do momento em que a audiência começa a se formar, acontece uma espécie de bola de neve. De maneira progressiva, o seu blog, e consequentemente a sua empresa, vai ficando mais forte e consolidado no mercado.

Vale ratificar que um blog não substitui nem o seu site corporativo e muito menos as redes sociais. Eles precisam trabalhar de forma conjunta, direcionando o leitor de uma plataforma para a outra.

Por isso, lembre-se de alinhar as suas demais ferramentas de marketing para que caminhem juntas, sejam elas o e-mail marketing, o SEO, as redes sociais ou os canais de vídeos.

Ficou encantando com as vantagens que o blog pode trazer para a sua empresa? Entre em contato conosco para desenvolver um site e blog otimizados para SEO, responsivos e que de fato convertam.

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Juliana Noronha

Uma carioca que já chamou de casa muitos lugares do mundo. Deixou uma carreira para trás em busca de um sonho. Entusiasta do marketing digital e apaixonada por viagens e tudo que contenha queijo e bacon.