Marketing digital

8 dicas para iniciar sua campanha de marketing no Instagram

21 de março · 6 minutos de leitura · Nenhum comentário

Reunimos aqui 8 excelentes dicas que você precisa saber antes de iniciar a sua campanha de marketing no Instagram.

Se você cria uma conta no Instagram para sua empresa, mas não faz uma estratégia de marketing para a mesma, está simplesmente usando-a como passatempo. Além disso, é razoável afirmar que esteja perdendo a oportunidade de alavancar suas vendas ou tráfego no seu site/blog.

A nível de conhecimento, no final do ano de 2016, a empresa divulgou seus dados com surpreendentes 600 milhões de instagrammers cadastrados. Agora imagina qual a probabilidade de conseguir alcançar potenciais clientes através da plataforma. É a oportunidade que você precisa para fazer parte do dia a dia dos seus seguidores e interagir de forma única.

Um outro ponto que precisamos levantar para elucidar a importância do Instagram diz respeito a sua interação superior se comparada com outras redes como facebook e twitter, por exemplo. O Insta gera 58 vezes mais interação por seguidor, se confrontada com o facebook e 120 vezes mais do que o twitter.

Por isso, vamos deixar 8 dicas para você iniciar agora mesmo sua campanha de marketing no Instagram de forma efetiva.

Construindo uma estratégia de marketing no Instagram

Os primeiros passos são básicos e aplicados a praticamente todo os tipos de estratégias de qualquer modelo. No entanto, para não fazer da sua campanha uma roleta russa, precisamos passar por todas as fases.

1. Defina o seu objetivo

Antes de planejar qual medida será tomada, você precisa saber onde quer chegar. Qual é a sua intenção? É aumentar o reconhecimento da sua marca? É conquistar mais seguidores? É se tornar autoridade no setor? É levar tráfego para o seu site?

Você pode ter mais de um objetivo, mas o ideal é definir qual o principal. Tomando as rédeas da situação, podemos avançar para os demais.

Tendo essa questão definida, aí sim poderá analisar como a rede social irá ajudar a satisfazer as suas necessidades.

2. Qual o público que você quer atingir?

Se você não tiver essa resposta na ponta da língua, nem adianta começar nada. Você terá que contar com a sorte para não jogar dinheiro e tempo fora.

Caminhando de mãos dadas com a definição do seu objetivo, para ter uma boa estratégia de marketing, tanto no instagram quanto em qualquer outro lugar, é preciso saber qual é o seu público.

Isso vai te ajudar na hora de produzir os conteúdos. Se o meu público é jovem e a minha empresa segue uma linha mais descolada, não faz o menor sentido falar formalmente. Agora se o meu público é mais voltado para questões profissionais, talvez, investir no insta nem seja a melhor opção.

O resultado de um marketing sem levar isso em consideração é uma conta no instagram com uma infinidade de seguidores, mas que não interagem e muito menos convertem. Provavelmente você já se deparou com isso na internet. Querer apenas ter um número grande de seguidores é simplesmente uma métrica de vaidade.

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas feminina. Adianta ter um perfil formado em sua maioria por homens? Das duas uma: ou a maioria vai ignorar as suas publicações, ou vão deixar de te seguir, já que o seu conteúdo em nada os acrescenta.

3. Otimize o seu perfil

Agora que você já sabe onde quer chegar e quem você precisa para alcançar, está na hora de colocar a mão na massa. Você precisa atrair as pessoas que o visitam. De nada adianta mover esforços para chamar a atenção das pessoas, se o seu perfil não as converta em seguidores.

Você tem algumas formas de fazer isso e uma delas é deixar a sua biografia mais objetiva possível. A pessoa precisa entrar no seu perfil e saber exatamente o que vai encontrar.

Além disso, usar palavras chave na biografia ajuda a ser encontrado em um momento de busca.

Marketing no instagram

Saiba que a biografia tem um limite de 150 caracteres. Ou seja, é preciso escrever de forma sucinta, mostrando o que realmente vai ser importante para os seus clientes. Se você tem alguma hashtag para a sua marca, vale a pena divulgar nesse espaço. Assim as pessoas saberão onde encontrar conteúdo relacionado a sua empresa.

É na biografia também o único lugar onde você pode incluir um link clicável. Dessa forma, o link que você informar precisa estar alinhado com a sua estratégia. Se a sua intenção é nutrir seus seguidores com informações, talvez a melhor opção seja o link para o seu blog. Se a sua campanha tiver como intuito a promoção de um produto, o link ideal será o do seu site. Se você tiver mais força no instagram e quiser expandir o alcance da sua marca para o facebook, o link seria da sua página.

Além disso, é preciso inserir call-to-action nos seus posts instigando os seguidores a clicarem no link. Você pode usar ferramentas como o bit.ly para tornar o link mais atrativo e ainda conseguir monitorar as movimentações para o seu site.

4. Encontrar o equilíbrio entre os estilos de publicação

O instagram é uma plataforma muito mais visual. Não adianta muito ter uma legenda super bem trabalhada se a sua imagem não chamar atenção no primeiro momento.

De maneira geral, memes e imagens mais fofinhas acabam por conquistar mais os seguidores. Ou seja, se o perfil da sua empresa tiver abertura para fazer uso desse estilo, vale a pena. Isso porque essas imagens tendem a ser mais virais e contribuem para interação com os seus seguidores.

Obviamente, o seu perfil vai ficar sem valor se todas as publicações seguirem essa mesma linha. Portanto, o ideal é encontrar um equilíbrio entre imagens divertidas e imagens do seu negócio.

Melhor ainda é quando se torna possível pegar uma imagem viral e encaixa-lá no seu negócio. Gerando valor e conteúdo mesmo quando memes.

Marketing no instagram com memes

5. Cultive seus seguidores

Se você seguiu todos os passos até aqui, muito provavelmente o seu perfil está começando a ter resultados. As pessoas estão interagindo mais e as coisas estão caminhando.

No entanto, é preciso cultivá-los. Responder aos comentários é imprescindível e o mínimo a se esperar. Além disso, sempre que possível vale curtir as fotos dos seus seguidores e, porque não, deixar um comentário.

Aproximar-se dos seus seguidores é o passo principal para conseguir torná-los promoters da sua marca. Para isso, é razoável, por exemplo, ativar as notificações dos seus seguidores mais participativos. Assim, você receberá um alerta quando o mesmo fizer algum tipo de publicação. Fica mais fácil de manter-se ativo. Uma estratégia que funciona muito bem para pequenas e médias empresas.

6. Dê espaço e fomente a criatividade

Sempre que possível, instigue para que eles usem sua hashtag e compartilhem seus conteúdos. Se a sua empresa vender algum tipo de produto, incentive-oseles publiquem uma foto com o item em questão.

Além de divulgar a sua marca, essa estratégia também permite uma aproximação com o seguidor. Tem como função complementar a ação para criar promoters, pois eles passam a se sentir parte da marca.

E como mais uma vantagem, te auxilia na criação de conteúdo, uma vez que você pode compartilhar essas publicações no perfil da empresa.

Essa é uma ótima saída para crescer organicamente.

7. Mostre que você é “gente como a gente”

Deixe que as pessoas vejam que você é uma pessoa normal. Os seguidores gostam de se identificar com seus “ídolos”. Compartilhe fotos de momentos mais relaxados, ou com algumas situações do cotidiano.

Se a sua empresa tiver alguns funcionários, compartilhe fotos de momentos únicos que aconteceram nos bastidores. Esses pequenos gestos dão um toque mais pessoal ao seu perfil e, mais uma vez, aumenta a proximidade.

Permita que eles participem do seu dia a dia.

8. Monitore a sua campanha

Acho que esse é um dos passos mais importantes. Por mais que eu tenha dado dicas bem genéricas, o marketing no instagram — ou em qualquer outro lugar — não é uma receita de bolo. Cada empresa tem sua particularidade e é preciso sentir a maneira como o seu público reage a cada estímulo.

Para isso, é preciso monitorar cada resultado em sua campanha. Sabemos que há vários tipos de estatísticas, no entanto, as métricas que você irá considerar precisam estar em conformidade com seus objetivos.

Quero dizer, se o seu objetivo é levar tráfego para o seu site, é possível analisar através do Google Analytics de onde recebe mais visitas, se a sua rede social está servindo como fonte.

Se esse não for o objetivo principal, pode fazer uso de outra ferramenta anteriormente mencionada aqui, como o Bit.ly. Por meio desses encurtadores de link é possível saber de onde e quando veio cada clique.

Verifique qual foi o horário que a sua publicação teve um maior alcance para repetir esses momentos. Identifique qual foi o estilo de imagem que mais teve resposta para tentar moldar as próximas publicações nesse mesmo estilo.

E claro, busque quais foram os erros para evitar que se repitam. De repente mudar o tipo de abordagem ou o momento.

Uma coisa é certa, se não tem os outros pontos claros e enraizados em sua campanha, fica mais difícil entender o que você fez bem ou mal. Como consequência disso, não vai obter os resultados esperados e não tarda até que conclua que as redes sociais não trazem resultados para você.

Agora é com você

Espero que tenhamos conseguido te mostrar o quão relevante é o marketing no Instagram e uma maneira efetiva de fazê-lo. Conforme você for desenvolvendo a estratégia, vai ficando mais claro descobrir o tipo de conteúdo e os mecanismos de interação que funcionam com seu público.

Construir toda uma comunidade que de fato interaja com a sua marca pode não ser uma tarefa fácil. Mas seguir o que falamos aqui vai te garantir um resultado embasado, sem ter que contar com a sorte de principiante.

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Juliana Noronha

Uma carioca que já chamou de casa muitos lugares do mundo. Deixou uma carreira para trás em busca de um sonho. Entusiasta do marketing digital e apaixonada por viagens e tudo que contenha queijo e bacon.