7 razões para começar a criar um site agora mesmo
07 de março · 3 minutos de leitura · Nenhum comentário
07 de março · 3 minutos de leitura · Nenhum comentário
Muitos ainda têm dúvidas sobre criar um site ou não. Aqui, listo 7 razões pelas quais você tá perdendo dinheiro por ainda não tê-lo feito.
O Brasil é o terceiro país do mundo que passa mais tempo conectado à internet. Mais da metade da população é usuária ativa da grande rede e um número cada vez maior assume que faz pesquisas e comparação de preços de produtos e serviços antes de adquiri-los. Mesmo assim, muitos ainda acreditam que criar um site é uma estratégia para poucos.
Pode ser aquele pequeno empresário, de um ramo mais tradicional, que vê seu negócio como algo totalmente desconectado da rede. Ou até mesmo aquele profissional liberal, que ainda desconhece os benefícios de ter uma página capaz de ser encontrada no Google e nas redes sociais.
Pequeno empresário, profissional liberal, autônomo, freelancer, startups, médias ou grandes empresas… Não importa qual seja o seu caso. Num mundo em que as pessoas usam cada vez mais a internet para buscar informações, marcar presença nela é essencial.
Se você ainda está em dúvida se deve ou não criar um site para o seu negócio, listarei agora as principais razões pelas quais você está perdendo dinheiro e clientes por ainda não tê-lo feito.
A primeira é a mais óbvia. Estar ranqueado no Google hoje é equivalente a ter seu telefone nas páginas amarelas alguns anos atrás. Quando as pessoas têm alguma dúvida ou precisam de algo, a ação mais natural é pesquisar a respeito na internet. Logo, criar um site é permitir-se ser encontrado por potenciais clientes.
Até porque, para muitas pessoas, algo que não pode ser encontrado no Google simplesmente não existe.
Por isso, ouso dizer que um negócio sem site está sabotando seu próprio crescimento, impedindo-se de atingir novos clientes e mercados.
Convenhamos, não basta criar um site qualquer, tem que ser um site bom.
O site é imagem do seu negócio na internet. É, muitas vezes, a primeira impressão que um potencial cliente vai ter de sua empresa. Então, é primordial que o mesmo seja projetado para comunicar os valores do negócio e transmita o profissionalismo que ele possui.
Muitas pessoas julgam a qualidade de um serviço ou produto pela forma como ele se apresenta: a capa do livro, a embalagem do biscoito, o site da empresa… Sendo assim, ter um bom site é fundamental para ganhar pontos com um potencial cliente.
Considerando o potencial retorno, o investimento para ter um site é realmente pequeno. Ainda mais se comparado às estratégias de marketing mais tradicionais. Hoje, é possível até mesmo criar sites sem gastar nada — claro, frequentemente abrindo mão da qualidade (e, por isso, você não deve se esquecer do item anterior na hora de decidir quanto vai investir).
Falando em números, para exemplificar:
O investimento na criação de um site de qualidade pode variar muito, dependendo do profissional ou empresa contratada e das características desejadas para seu site.
Mas podemos estimar um site simples entre entre R$ 1.000 e R$ 3.000. Além disso, os custos de manutenção mensal podem variar de R$ 20 a R$ 300, contando hospedagem, domínio e outros. No cenário mais barato, temos um investimento médio de apenas R$ 100 por mês após um ano, lembrado que o site se torna um ativo que funcionará ininterruptamente em prol do seu negócio.
Por outro lado, para efeitos de comparação, uma simples campanha de alguns dias de panfletagem pode lhe custar facilmente mais de R$ 300, entre design, confecção e distribuição dos panfletos.
Uma das coisas mais fantásticas da internet é que ela é bem democrática. Na grande rede, você tem as mesmas oportunidades de aparecer para o seu público-alvo que uma grande empresa global. E isso sem a necessidade de investir rios de dinheiro, como falei no item anterior.
São inúmeros os casos de pequenas empresas e startups que fazem sucesso diariamente com conteúdos inovadores que se tornam virais, muitas vezes chamando mais atenção do que aquela grande marca já consolidada.
Por outro lado, não se assuste! Estar presente na rede não significa necessariamente abraçar o mundo e tornar-se uma empresa globalizada. Empresas também podem usar a internet para atuar de forma bem segmentada e regionalizada, reforçando sua marca localmente.
Lembra do que falei no item anterior sobre a igualdade de competição? Pois saiba que existe uma forma de aproveitar o espaço democrático que a internet oferece para se destacar frente aos seus adversários: gerar autoridade para seu negócio.
Essa estratégia consiste em mostrar, através de conteúdos relevantes, que você possui conhecimento e autoridade em determinado assunto, facilitando a conversão de novos clientes. E ter um site/blog é fundamental para poder desenvolvê-la.
Embora criar um site seja um investimento básico hoje, sabemos que muitos ainda desconhecem as vantagens de ter um, como disse no primeiro parágrafo.
Sendo assim, esse pode vir a ser um diferencial em relação a seus concorrentes na sua área de atuação. E se não for um diferencial, você não vai querer ficar para trás, não é mesmo?
Um site é um excelente meio para gerar receitas. Seja captando potenciais clientes para seu negócio, realizando contratações online, vendendo serviços/produtos ou até mesmo oferecendo espaço para publicidade e divulgações de terceiros.
Sempre haverá um modelo de geração de receitas através da internet adequado para o seu negócio e, na maioria das vezes, ter um site será um requisito básico.
Como pode ver, são vários os motivos para não adiar mais a criação do site do seu negócio.
Convencido das vantagens de criar um site?
Sim? Não? Comenta aí embaixo e compartilhe suas ideias e dúvidas comigo.
E se você estiver precisando criar um, conte com a Yzmp.
Acesse nossa página inicial para conhecer melhor nossos serviços e iniciar um contato conosco 🙂
Inscreva seu e-mail abaixo e receba atualizações e materiais exclusivos.
Tags: criação de sites, criar site, lista, web design